Novas Diretrizes em Tempos de Paz

Teatro VallourecOs alunos do 8º período de Administração da FAMIG assistiram ao espetáculo “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” no teatro Brasil Vallourec em BH.  Com texto premiado de Bosco Brasil, a peça narra a história de um judeu polonês, refugiado de guerra, tentando conseguir seu visto de entrada no Brasil, já no final da Segunda Guerra Mundial. Ele acaba interrogado por um agente alfandegário e ex-torturador da polícia política de Vargas na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro em abril de 1945, gerando um grande embate ideológico que discute a condição humana e os horrores do preconceito político e racial, onde cada oponente procura buscar e negar suas diversas identidades. Esta peça foi adaptada para o cinema em 2009 - sob a direção de Daniel Filho - e lançada no Brasil com o título Tempos de Paz. Prêmio Shell — 2001 e Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, 2001. Ao final do espetáculo, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um debate sobre diversas questões atuais abordadas na peça, como imigração, racismo, movimentos neonazistas, dentre outras. Destacamos a atuação brilhante do ator Gabriel Marques.