Aqui o ensino
é superior

Roda de negocio 1a

Atividades 1




Noite no Museu

Featured
NoiteNoMuseuO objetivo da famig é proporcionar um ensino de qualidade alinhado a prática. Além disso, acreditamos que para ser um empreendedor de sucesso devemos expandir o nosso leque de opções e buscar conhecimento e convívio com todos os segmentos da sociedade, visando despertar nos alunos um olhar multidirecional.

Nessa direção, temos o ideal de pensar "fora da caixa" da sala de aula e proporcionar a liberdade de criação aos alunos, quebrando o comportamento limitado pelo hábito da sala de aula. E porquê não, fazer isso explorando sensações ligadas ao tato, ao olfato e a audição?

Foi isso que os alunos da disciplina de empreendedorismo vivenciaram na última sexta, dia 23 de setembro, os alunos tiveram contato com os eventos primavera criativa e boa noite sensorial nos museus da Gerdau e da Vale, ambos localizados na praça da liberdade.

No museu da Vale os alunos tiveram contato com uma proposta que vai muito além de qualquer sala de aula, o evento boa noite sensorial teve como objetivo proporcionar uma visita inusitada, com estímulos aos sentidos, na qual as semelhanças que unem todo ser humano são postas em foco e trabalhadas em busca do desenvolvimento conjunto de todos.

O evento primavera criativa é uma parceria do MIENTRAS DURA e do Beagá Cool. O evento contou com uma festa performática com ritmos ciganos e dos Bálcãs, misturas que vão do bhangra indiano à cumbia latino-americana e uma feira de negócios com produtos locais para uma celebração singular da primavera.

#SouFamig #SouEmpreendedor

Feira do Empreendedor

Featured

Feira TCC 01 - Copia

Os alunos do 7º período do curso de Administração da FAMIG fecharam com chave de ouro o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após a apresentação dos Planos de Negócios a uma banca avaliadora de professores, foi realizada a Feira do Empreendedor com o objetivo de divulgar, na prática, as concepções das empresas. Parabés a todos os alunos.

Feira TCC 02 - Copia

     

Leia mais...

Redes Colaborativas

Featured

20160418 211145

No último dia 18 de abril os alunos do 1° e 3° períodos de administração da FAMIG tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o ambiente do empreendedorismo sob a ótica das denominadas "redes colaborativas". A palestrante Raphaela Fabri Ribeiro apresentou aos alunos na palestra com o tema "Empreendendo através do consumo colaborativo", os vários aspectos importantes deste novo tipo de relacionamento que impacta diretamente na vida e na cultura das pessoas, bem como as modalidades de redes colaborativas existentes e suas respectivas finalidades. Os alunos puderam aprender sobre esta nova cadeia de relações entre indivíduos e grupos que na maioria das vezes são mediados por alguma ferramenta tecnológica e assim verificarem que o empreendedorismo está também inserido neste novo modelo.

Empreendedorismo Social

Featured

Empre Social 01

A palestra ocorrida no último dia 13 de abril com o titulo “Empreendedorismo Social, Criativo e Compartilhado – Uma visão moderna sobre o tema”, proporcionou aos alunos do 1° e 3° períodos de administração da FAMIG conhecerem algo mais sobre a temática do empreendedorismo e as suas diversas faces. A palestrante Brenda Maia Alves, ao interagir com os alunos e comentar sobre as suas experiências no campo da criatividade e inovação atuando como design e em diversos projetos sociais, levou os alunos a conhecerem um pouco mais sobre a aplicação do empreendedorismo em suas diversas vertentes além de apresentá-los a um novo tipo de empreendedorismo, que já é uma realidade no Brasil: o “empreendedorismo social” cuja função especificamente é a de gerar negócios ou serviços que vão de encontro com a solução de problemas sociais.

Leia mais...

Feira de negócios

C360 2015-11-30-19-48-32-599

Os alunos do 7º período do curso de Administração realizaram a Feira de Negócios no dia 30 de Novembro de 2015 com a participação do CRA-MG. Para a abertura da feira foi proferida a palestra pelo Prof. Adm. Jehu Aguilar – Vice-presidente de Marketing do CRA-MG, com o tema “Administrador: Como gerir melhor a complexidade, estilo, atitude e interatividade”.

Leia mais...

Roda de Negócios do curso de Administração

Roda de negocio 1 FOTO

Na última semana, entre os dias 24 e 28 de agosto, os alunos do Curso de Administração da Famig participaram de uma Roda de Negócios. Este evento teve como objetivo conhecer um pouco mais sobre os negócios dos gestores das mais diversas áreas, de micro e pequenas empresas localizadas na mesma região em que a Famig está inserida.

Os alunos realizaram entrevistas aos gestores para obter conhecimento sobre o cenário em que as empresas estão inseridas, a identificação da oportunidade do negócio, como a empresa está se adaptando à crise mercadológica, e outras informações sobre as mais diversas áreas da gestão.

O evento foi um sucesso. Proporcionou troca de conhecimentos entre gestores e discentes, o network entre os participantes, a amplitude do saber por parte dos discentes e a inquietude intelectual a fim de se capacitar cada vez para atender às demandas mercadológicas.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Most Hit

12Os alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade FAMIG elaboram a cada semestre um Projeto Interdisciplinar que contempla as matérias do currículo. O trabalho interdisciplinar do 1º período foi construído em conjunto com os alunos e professores no intuito de despertar o sentimento inovador. A proposta era a construção/criação de um produto ou serviço com caráter de apresentar uma inovação para o mercado. Durante o semestre os alunos tiveram acesso às informações para fomentar o interesse em relação ao empreendedorismo e consequentemente a procurar o diferencial dentro do produto ou serviço criado. Para o embasamento das propostas foram trabalhados livros renomados de Empreendedorismo que serviram como motivadores. A culminância do projeto aconteceu no auditório da Instituição, no último dia 08/06, com exposição pública para uma banca avaliadora, alunos e convidados.

Leia mais...

REUNIÃO DO NDE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2015-1

DSCN0025O Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração da Famig realizou uma reunião de início de semestre com a presença de todos os seus membros no dia 4 de fevereiro de 2015. Dentre os diversos assuntos debatidos, o NDE avaliou a alteração da estrutura curricular e os seus impactos nos planos de ensino, além da necessária adaptação do trabalho interdisciplinar. Conforme preconiza o regulamento do NDE, este órgão deve ser parcialmente renovado periodicamente. Nesse sentido, o professor Sérgio Caldas tomou assento como membro do NDE da Administração e passa a contribuir com a consolidação e implantação do projeto pedagógico deste curso.

Semana de Empreendedorismo

Featured

marianaaa

A “Semana de Empreendedorismo” do curso de Administração da Famig ocorrerá entre os dias 17 e 21 de novembro. Para abertura do evento, contamos com a presença do palestrante Gilberto Barrouin abordando o tema Coaching.
Outras palestras da semana irão abordar os temas:

  • -Empreendedorismo
  • -Planejar para acertar
  • -Perspectivas Econômicas
  • -Vantagens Tributárias nas Importações e Assédio Moral

Além disso, mini-cursos de HP12c e PHEstat serão ofertados.
Ainda fazendo parte da programação teremos:

  • -Bancas de trabalho interdisciplinar
  • -Apresentação final dos Planos de Negócios da Famig
  • -Apresentações das empresas simuladas


Veja a programação completa aqui. 

*Vagas limitadas

Projeto Empreendedor

FeaturedMost Hit

No curso de Administração o eixo temático do Trabalho Interdisciplinar é um “Plano de Negócio” em que os alunos elaboram um projeto de empresa desde a concepção da idéia, até a sua fase de implementação. Ao longo de seis períodos o aluno deverá realizar pesquisas correspondentes a cada etapa do Pano de Negócio, como explicitado abaixo:

  • 2º período: o aluno irá desenvolver uma avaliação do meio ambiente da empresa, abordando as teorias básicas da administração, a influência sócio cultural, fatores econômicos e a avaliação de dados.
  • 3º período: o aluno deverá desenvolver uma análise do macro ambiente organizacional, abordando os fatores econômicos, éticos, legais e estruturais que influenciam as organizações.
  • 4º período: O aluno irá elaborar uma análise dos processos e da estrutura organizacional  e os meios para exercer um controle eficaz e o papel do líder na empresa como agente de mudança.
  • 5º  período:  Será  desenvolvido  um  estudo  do  mercado,  apontando  as oportunidades e viabilidade de novos negócios.
  • 6º período: Planejar a estrutura operacional de uma organização com foco nos  sistemas  de  informação,  custeio,  marketing  e  de  pessoal,  como também, as ferramentas utilizadas para sua integração
  • 7º período: Elaboração de um plano de negócio ou a reestruturação de um negócio já existente. Demonstrar a concepção e construção simulando um plano de negócio e análise da sua viabilidade.
  • Business Model Canvas para Marketing

Empreendedorismo

Featured

Quer empreender? Venha para a Famig!

imempO curso de Administração da Famig, atendendo aos princípios de qualidade e diferenciação, possui o foco estratégico e operacional relacionado ao empreendedorismo. Estratégico, por proporcionar aos discentes durante o processo de formação a elaboração e planejamento do seu próprio negócio. 

O que empreender? 

Como empreender? 

Por que empreender? 

São questões que os alunos ingressantes ao curso respondem como base ao planejamento do seu empreendimento. Além de “fazer sonhar” o curso permite ao aluno operacionalizar o seu Business Plan através de uma integração horizontal e vertical que atende a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade. Horizontal, pois todas as disciplinas do período estão integradas visando contribuir para a eficiência e eficácia da aprendizagem. Vertical, pois o processo de aprendizagem é contínuo e complementar, assim como o Plano de Negócios.  

No 6º período os alunos já possuem o Business Plan finalizado e pronto para dar suporte a abertura do negócio. No período seguinte, os mesmos aprendem a gerenciar o seu negócio pelo Jogo de Empresas e simulações de situações do micro e macro ambientes. Para finalizar a sua trajetória na graduação, em seu último período o aluno se disponibiliza ao mercado, com conhecimentos teóricos e práticos para uma consultoria empresarial. Sendo assim, os administradores empreendedores da Famig são capacitados para atuarem no mercado como gestores inovadores e com conhecimento operacional, tático e estratégico.