Aqui o ensino
é superior

Roda de negocio 1a



Estágio

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação define que a finalidade do ensino superior é profissionalizante. Desta forma, o curso de Ciências Contábeis visa principalmente preparar os alunos para a atuação no mercado de trabalho. As características particulares do exercício da profissão do Contador, de predominância prática, evoluem em velocidade crescente e tornam o Estágio Supervisionado ainda mais importante. Como componente da formação acadêmica e obrigatório por integralizar a estrutura curricular proposta no Projeto Pedagógico do Curso, sua carga horária é requisito para aprovação e obtenção do bacharelado em Ciências Contábeis.

O Estágio Supervisionado proposto pela FAMIG tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade organizacional, através da observação e análise da prática.

Para alcance do objetivo geral, o Estágio Supervisionado busca atender aos seguintes objetivos específicos:

  • Proporcionar oportunidades de desenvolvimento das habilidades dos alunos;
  • Analisar cenários no contexto organizacional, de modo a estimular ao estudante a propor mudanças no ambiente organizacional e societário;
  • Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e busca do aprimoramento pessoal e profissional;
  • Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade;
  • Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.

No Estágio Supervisionado as atividades serão realizadas como uma consultoria empresarial durante o 8º período do curso, na disciplina de Consultoria Contábil, desenvolvida individualmente ou em grupos de no máximo de 3 alunos, conforme modelo proposto pela FAMIG. A carga horária do estágio supervisionado compreende um total de 200 (duzentas) horas realizadas na empresa escolhida pelo aluno.

Desenvolvido durante o estágio, o projeto trata-se de uma atividade prática que visa a investigação, identificação, estudo e a solução de problemas gerais ou parciais, atinente à estrutura contábil, ao funcionamento e à administração de organizações. Pretende-se no final do relatório evidenciar a relação formal do aluno com o mundo do trabalho, onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida, permitindo ao aluno a familiarização com a realidade empresarial, desde a observação até a realização de suas atividades.

As atividades do estágio supervisionado devem ser realizadas em organizações legalmente constituídas, cujo relacionamento com a FAMIG será formalizado através de documentos e relatórios que integram a prática da consultoria. As atividades realizadas durante o período do Estágio Supervisionado não criam vínculo empregatício de qualquer natureza entre a Instituição e o aluno e, consequentemente não exige remuneração.

O Estágio Supervisionado compreende a realização de atividades acompanhadas por um professor sob a orientação de um profissional definido pela organização onde as horas do estágio serão efetivadas. Após a realização de cada atividade os alunos devem apresentar a documentação que formaliza a execução das tarefas previstas como produto final dessa atividade: o relatório do Estágio Supervisionado apresentado ao professor orientador e ao gestor que proporcionou a execução do estágio.