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CPA - Comissão Própria de Avaliação

A CESMIG – Centro Superior de Ensino Minas Gerais, entidade mantenedora, para coordenar os processos de avaliação internos da instituição; estimular a cultura da autoavaliação institucional; sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tudo como o escopo de constante melhoria das deficiências e do fortalecimento das potencialidades de suas mantidas. Instituiu a sua CPA (Comissão Própria de Avaliação). 

CPA - Comissão Própria de Avaliação

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) foi estabelecida com base nas diretrizes estabelecidas pelo artigo 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e na Portaria nº 2.051, de 09 de julho de 2004, emitida pelo Ministério da Educação (MEC). Seu propósito principal é avaliar os processos educacionais e administrativos da instituição. Por meio de um modelo de autoavaliação institucional, a CPA busca realizar um processo diagnóstico, formativo e coletivo, com o objetivo de identificar o perfil institucional e a importância de suas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Links Para Vídeos das Devolutivas

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) torna os vídeos produzidos a partir dos resultados das avaliações institucionais disponíveis ao público.

Documentos da CPA

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) torna os documentos produzidos a partir dos resultados das avaliações institucionais disponíveis ao público.

Regulamento da CPA

Fundamentos das Avaliações Institucionais

A avaliação se configura como um processo abrangente, fornecendo informações valiosas em suas dimensões política, acadêmica e administrativa. Ela contribui para o autoconhecimento institucional, aprimoramento da gestão, qualidade do ensino, atividades de pesquisa e extensão, além de possibilitar revisões necessárias no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Portanto, é essencial compreender os fundamentos das Avaliações Institucionais realizadas pela CPA, assim como a sua configuração (membros), a saber:

A CPA utiliza os seguintes procedimentos em sua metodologia de trabalho para alcançar o seu objetivo

  • Analisar as ações da instituição, tomando como base as dez dimensões previstas pelo SINAES;
  • Identificar potencialidades e fragilidades relativas ao contexto acadêmico e administrativo, bem como propor ações de melhoria dos processos;
  • Estabelecer um elo entre a comunidade acadêmica e os gestores da instituição;
  • Nortear e acompanhar as ações de melhoria realizadas, a partir dos relatórios produzidos ao final de cada processo;
  • Desenvolver uma cultura de avalição permanente entre os diferentes públicos envolvidos na IES.

Etapas para a execução, preparação, desenvolvimento e consolidação dos Planos de Avaliação Institucional

a) Replanejamento do processo avaliativo:

  • Institucional (presente em todas as etapas do processo avaliativo);
  • Análise de experiências, em nível de educação superior, sobre avaliação institucional.

b) Elaboração / reelaboração de instrumentos avaliativos:

  • Aplicação dos instrumentos avaliativos;
  • Definição de estratégias e de instruções de aplicação dos instrumentos;
  • Aplicação propriamente dita dos instrumentos;
  • Organização dos instrumentos respondidos, incluindo a purificação de dados;
  • Abrangência das 10 dimensões do SINAES.

c) Sistematização dos dados coletados em documentos básicos (relatórios parciais):

  • Processamento eletrônico (apuração e tabulação de dados);
  • Categorização das questões abertas;
  • Compilação de documentos complementares sobre a organização institucional;
  • Organização de relatórios parciais.

d) Realização de Seminários de Avaliação:

  • Organização de quadros-síntese de informações (aspectos positivos, negativos e potencialidades institucionais);
  • Proposição de prioridades e de estratégias institucionais.

e) Organização de documento geral conclusivo:

  • Produção textual do documento;
  • Editoração do documento;
  • Editoração de gráficos e tabelas demonstrativas.

f) Divulgação dos resultados obtidos no processo avaliativo;

  • Âmbito institucional;
  • Âmbito comunitário.

Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) obedece a Regulamento Próprio e sua composição garante a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, vedado a existência de maioria absoluta por parte de qualquer dos segmentos representados. A Avaliação está, portanto, diretamente vinculada à qualidade que exigem os alunos, os professores, os funcionários técnico administrativos e os ex-alunos.

Autoavaliação institucional: participação da comunidade civil organizada

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) obedece a Regulamento Próprio e sua composição garante a participação de todos os segmentos, inclusive da com representação da Sociedade Civil Organizada. Ressalta-se que é vedado a existência de maioria absoluta por parte de qualquer dos segmentos representados. A Avaliação está, portanto, diretamente vinculada à qualidade que espera e exigem a sociedade civil.  

Representação Institucional da CPA (membros da CPA)

  • Presidente da CPA – Roberta Salvático Vaz de Mello
  • Representante do Corpo Docente – Carlos Henrique Passos Mairink
  • Representante do Corpo Técnico-Administrativo – Renata Eva Eufrázio
  • Representante do NUAAL – Paulo Marcelo Villani
  • Representante do Corpo Discente – Alcir Garcia Reis
  • Representante da Comunidade Civil Organizada – José Antônio Caldas Ferreira Júnior

Avaliação Contínua da CPA

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) está empenhada em promover melhorias contínuas e, para isso, disponibiliza um canal de comunicação aberto durante todo o ano letivo. Esse canal está disponível para todos os membros da comunidade acadêmica e para a sociedade civil, visando atender às necessidades de todos os públicos. É importante ressaltar que essa é mais uma ferramenta que possibilita atender de forma eficiente a todos os envolvidos.


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