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Direito – Coordenação

O Curso de Direito é coordenado pelo Professor Gustavo Henrique de Almeida. Especialista, Mestre e Doutor em Direito, o Professor Gustavo atua em regime de dedicação integral ao curso.

A Coordenação é a menor unidade da estrutura da FAMIG para todos os efeitos de organização didático-pedagógica. Compete ao Coordenador do Curso de Direito, de acordo com o Regimento e com o Plano de Ação da Coordenação, conforme a normatização interna e externa, dentre outros:

  • Orientar, coordenar e controlar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito de sua Coordenadoria, adotando as providências necessárias para o cumprimento de suas finalidades;
  • Convocar e presidir as reuniões da coordenação;
  • Supervisionar a observância do regime escolar, o cumprimento dos programas de ensino e execução dos demais planos de trabalho;
  • Opinar sobre o processo de seleção para a contratação de docentes para o curso sob sua coordenação.
  • Administrar as potencialidades do curso;
  • Promover a melhoria contínua do curso;
  • Desenvolver a relação entre docentes e discentes;
  • Atuar junto aos conselhos superiores;
  • Presidir o NDE.

De acordo com este PPC, o coordenador do curso desenvolve funções administrativas e acadêmicas na condução do curso. Desse modo, o coordenador é efetivo gestor tanto do corpo docente quanto dos discentes.

O Coordenador do Curso, prof. Gustavo Henrique de Almeida, atua nessa função há mais de 10 anos, além de ser profissional do Direito com larga atuação, o que lhe permite ter representatividade junto aos professores e aos futuros alunos. Por disposição das normas “interna corporis” o coordenador tem representatividade nos colegiados superiores da IES.

A atuação do Coordenador do curso ocorre por meio de ações adotadas no seu Plano.

Veja o relatório parcial de 2023.1: Clique aqui.

Ademais, a atuação da coordenação é pautada por plano de ação documentado e compartilhado, a partir do qual permite-se evidenciar as melhorias do curso ao longo do tempo, o que possibilita, inclusive, a utilização de indicadores de desempenho da coordenação que são disponíveis e públicos, no âmbito da CPA.

A coordenação administra a potencialidade do corpo docente do seu curso, de modo que cada qual possa contribuir para a melhoria contínua.

Por fim, a coordenação atuará favorecendo a integração e a melhoria contínua do curso e dos trabalhos desenvolvidos na IES, sendo claros os seguintes exemplos:

Atendimento de alunos presencialmente e a Distância;

Análises de transferências e obtenção de novo título;

Atas de NDE;

Análise de estrutura dos cursos e disciplinas;

Reunião com representantes da IES e nos órgãos Colegiados;

Treinamento docente;

Análise das provas e trabalhos;

Avaliação das aulas;

Conscientização para o ENADE;

Realização de Congressos e Seminários;

Ações de Responsabilidade Social;

Orientação geral e Conferência do TCC;

Orientação geral e Conferência do Estágio Supervisionado;

Orientação geral e Conferência das Atividades Complementares;

Conferência de lançamento de notas, faltas e conteúdos no sistema;

Disponibilidade e adequação das aulas em face do PPC.