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Atendimento ao Discente

Apoio ao discente

No âmbito do apoio ao discente, várias são as ações de acolhimento e permanência existentes na IES, pois a mesma promove ações voltadas para a acessibilidade plena, a qual compreende a acessibilidade metodológica e instrumental. Quanto ao acolhimento a IES oferece aos alunos apoio psicopedagógico levado a efeito por profissional capacitado para este tipo de atividade, o mesmo acontece desde o acesso à seleção, como também por meio de apoio pedagógico e financeiro, monitoria e nivelamento, aula magna e trote solidário.

Quanto à permanência, algumas atividades são desenvolvidas, como: apoio para atividades acadêmicas, técnicas, culturais e mecanismos de divulgação da produção discente, organização estudantil, convênio para intercâmbio internacional, convênios em instituições públicas e privadas para estágio e acompanhamento de egressos.

Acesso à seleção

O ingresso do aluno nos cursos de graduação da Faculdade Minas Gerais – FAMIG é realizado por meio de um Processo Seletivo diferenciado com o objetivo de possibilitar oportunidade de acesso ao ensino superior; oferecer um atendimento personalizado, humanizado e ter uma maior interação com os futuros discentes.

O processo seletivo acontece semestralmente e segue o princípio da publicidade. A inscrição para o processo seletivo pode ser realizada na própria IES, por meio do site da Famig, e-mail ou telefone.

O candidato pode optar por realizar vestibular com prova agendada em horário que melhor convier e duração de aproximadamente duas horas. Ainda assim, pode utilizar a nota do ENEM se a mesma for superior a 450 pontos. O discente pode optar por transferência de outra IES e, neste caso, será necessário análise do histórico escolar e ementas das disciplinas já cursadas para dispensas de disciplinas equivalentes já cursadas em outra(s) IES. Também existe a opção de obtenção de novo título, onde o discente já obtém o diploma de graduação em algum curso superior e deseja obter um novo título ou uma nova graduação, sendo o candidato dispensado do vestibular nesta condição. Dispomos também de convênio com o Programa Universidade para Todos – ProUni do governo e o Fies – Programa de Financiamento Estudantil para todos os cursos de graduação; convênio com o Quero Bolsa e Educa Mais para o curso de Administração; convênio com diversas empresas com o intuito de oferecer descontos aos conveniados.

Caso o discente opte pelo processo seletivo por meio de vestibular agendado o processo decorre da seguinte forma: o candidato tem um atendimento personalizado, com o agendamento da avaliação, que consiste em uma prova de Língua Portuguesa composta de I – Interpretação de Texto e gramática (total 10,0 pontos) e, II – Produção de Texto (total 10,0 pontos) ambos acerca de conhecimentos gerais associados aos cursos de graduação ofertados pela IES. Para a aprovação é necessário obter um resultado superior a 60%.

Para a realização da prova de seleção o candidato deverá munir-se de um comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto. Após a realização da prova o candidato receberá seu resultado em um prazo de até 48 horas, sendo este por telefone ou pessoalmente. Como parte do atendimento individualizado do candidato, o conhecimento do resultado é, também, individualizado. Após a realização e correção da avaliação, o candidato pode ter acesso a prova corrigida e um feedback indicando as principais falhas e as necessidades de melhorias.

Forma de acesso ao curso por pessoa com deficiência

Em caso de candidatos com deficiência[1] ou transtorno do espectro autista, obedecidas às devidas comprovações, serão oferecidas as condições necessárias para a realização das provas, de acordo com as demandas específicas de cada um. Dessa forma, adaptações de recursos materiais, espaços físicos, tempo adicional, comunicação suplementar/alternativa e outros tipos de suporte, poderão ser utilizados para garantir ao candidato chances igualitárias de ingresso à instituição. Após o ingresso, o estudante – com ou sem deficiência –  participa de programas de acolhimento, acessibilidade e apoio psicopedagógico, quando for o caso.

Programa de apoio pedagógico e financeiro

A direção e as coordenações de cursos são os órgãos responsáveis pelo apoio pedagógico aos discentes por meio de atendimentos individuais, reuniões, visitas às salas para momentos de troca de informações, grupos de whatsapp por turma e conversas individuais, requerimentos, etc.

A participação dos alunos aos eventos serão todos assumidos pela Faculdade como Política Institucional desde que os mesmos contribuam para atualização e aperfeiçoamento da formação do aluno. A Faculdade apoia seus alunos com Programas de desconto através de projetos sociais, aos quais concede descontos na mensalidade dos alunos, dentro dos programas relacionados, entre eles: Prouni, Programa de Monitoria Fies e Indique amigos.

Monitoria e Nivelamento

A monitoria está institucionalizada e possui regulamentação própria, atividades específicas, seleção de monitores e acompanhamento de suas atividades. O nivelamento é desenvolvido no âmbito das atividades iniciais do curso, devidamente institucionalizado, com regulamentação própria, atividades específicas e diagnósticos iniciais do perfil da turma e dos alunos. A Instituição ciente das dificuldades dos alunos recém ingressos, no que diz respeito às deficiências em matérias básicas do ensino médio, oferece monitoria das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática ou outra que se fizer necessária, em horário diferenciado, ou de forma semipresencial, quando necessário, para ajuste e nivelamento de conteúdo básico, tendo como objetivo, promover a melhoria no desempenho acadêmico do discente, de forma a otimizar o aprendizado, suprindo, portanto, possíveis deficiências, ou carências em sua formação anterior. A seleção dos alunos indicados para o reforço é feita através de uma sondagem na turma, em que são aplicadas, pelos próprios professores das referidas disciplinas, juntamente com a coordenadora pedagógica, atividades específicas para tal conhecimento. Os alunos veteranos que se interessarem, também podem frequentar as aulas.

Aula Magna

A Aula Magna ou Aula de boas-vindas é realizada no início do semestre aos alunos do curso como uma forma de acolher os discentes no início de cada semestre. Os temas abordados são temas atuais correlacionados aos cursos e com profissionais externos à Famig, convidados para tal evento.

Aluno Solidário

O Aluno Solidário desenvolvido e realizado por alunos do curso de Administração tem como intuito arrecadar brinquedos, livros didáticos e infantis e material escolar nos primeiros dias letivos de cada semestre envolvendo os alunos veteranos e calouros na organização e coleta de doações. O projeto tem como objetivo incentivar a Responsabilidade Social, promover a cidadania, trabalho em equipe e, principalmente, a educação. Um dos destinos da arrecadação é o Centro Educacional Dona Belinha em Contagem – MG.

Estímulos à permanência

Apoio para atividades acadêmicas, técnicas, culturais e mecanismos de divulgação da produção discente

A FAMIG mantém a realização de eventos internos e externos como uma prática comum a todos os cursos oferecidos. Compreendendo que não apenas em seu ambiente interno está o conhecimento necessário ao educando, a IES possibilita a realização de atividade para além de seus muros.

Como política institucional, a FAMIG:

  • Incentiva a realização e a participação dos alunos em eventos internos e externos;
  • Realiza, seja por meio dos coordenadores, professores, ou discentes, atividades internas e externas;
  • Subsidia os eventos que venham a ser realizados, inclusive fora do seu espaço físico.

A FAMIG deve desenvolver vários eventos durante cada ano letivo, dentre os quais, relacionam-se, de forma não exaustiva, os seguintes:

  • Seminários Nacionais e Internacionais;
  • Minicursos;
  • Palestras;
  • Visitas técnicas, locais, regionais, nacionais e internacionais;
  • Congressos;
  • Mutirões da cidadania;

A FAMIG acredita na produção discente como um mecanismo de despertar para ciência. Nesse sentido, a FAMIG mantém vivo o espírito científico entrelaçando o ensino com a iniciação científica por meio de atividades acadêmicas voltadas para a produção.

Para estimular a iniciação científica, a FAMIG desenvolve o Projeto Interdisciplinar, para os cursos que o contemplam no PPC, permitindo a produção de trabalhos de iniciação científica que são remetidos à diversos veículos para publicação.

Essa produção tem importante papel na formação dos alunos, uma vez que desenvolve nos discentes o gosto pela iniciação científica na qual são iniciados.

Nesse contexto, pretende a FAMIG, na vigência deste PDI, reunir a produção dos trabalhos interdisciplinares e, uma vez selecionados, publicá-los em livros. Do mesmo modo, pretende a IES elaborar livros com publicação semestral contemplando os Trabalhos de Conclusão de Curso.

Além das pretensões institucionais ora declinadas, a FAMIG edita a Revista de Ciências Sociais Aplicadas – Libertas, como veículo de publicações de trabalhos dos seus docentes e discentes, dando vasão ao conhecimento internamente produzido, sem afastar a possibilidade do intercâmbio com outros autores de outras instituições.

Organização estudantil

A Famig incentiva e apoia as organizações estudantis. Acredita que a liderança discente dentro da IES auxilia no desenvolvimento das atividades, impulsiona os alunos e estimula a sua participação. Neste sentido, no segundo semestre de 2017 criou-se por meio de edital, convocação para votação e denominação: o DA – Diretório Acadêmico do Curso de Administração conforme documentação específica.

Acompanhamento de egressos

Para a construção do perfil do egresso o grupo inicial de professores/administradores que gestiona esta proposta entende que se faz necessária a abordagem:

  • Da motivação social do curso compreendido como o contexto da produção no país e no mundo que será fundamento e esteio para o bacharel;
  • As competências e habilidades que constituem o perfil profissiográfico contextualizadas pelo conteúdo temático focalizado pela proposta filosófico-pedagógica do curso.

Quando se aborda o tema sobre o profissional do futuro, deve-se ter em mente sua adequação aos problemas de seu tempo e região. Este é um requisito básico de inserção social, posto que a solução dos problemas presentes garante o sustento e a prosperidade social. Desta forma, o profissional precisa formar-se dentro de uma base histórica com instrumental filosófico/interpretativo que lhe garanta leituras prévias dos acontecimentos, que lhe proporcione uma reflexão sobre tendências do seu campo de atuação. O perfil profissiográfico forma-se quanto ao conteúdo e quanto às habilidades para os quais o curso direciona sua pretensão.

O acompanhamento sistemático dos egressos, sua inserção no mercado de trabalho, reputação junto à comunidade e outros mecanismos de controle, foi contemplado de forma especial.

Para isso, foi adotada a seguinte metodologia:

  • A cada ano será solicitada a manifestação dos alunos egressos da FAMIG, seja pela via eletrônica ou analógica, no sentido de preencher um formulário minucioso com abordagem ampla. Tal formulário compreenderá tanto a passagem do aluno pela FAMIG, quando a influência da formação aqui obtida para a sua vida profissional.
  • Esta Pesquisa servirá para que possamos verificar o grau de importância que o curso teve para o crescimento profissional do egresso. Assim, é fundamental que as respostas sejam sinceras, pois nele ter-se-á informações importantes para a melhoria do curso.
  • Acompanhamento através da classificação dos nossos ex-alunos nos concursos públicos.
  • Confecção de um Boletim, com informações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas, tais como: encontros, workshops, palestras, seminários, cursos de extensão e de especialização, visando a atualização constante dos ex-alunos.
  • Convite periódico para que os egressos participem de Bancas de Monografias, como avaliadores, segundo sua área de atuação, de forma a estreitar os laços com a casa na qual se formou.
  • Cursos de capacitação para a docência, para desenvolver no egresso um viés da carreira profissional docente.

Estágio Docente, como forma de permitir ao egresso o contato experimental da carreira docente, desde que haja participado do curso de capacitação para a docência.

Convênio para intercâmbio internacional

Os alunos da Famig podem fazem intercâmbio gratuito na Europa e celebrar o pioneirismo na mobilidade acadêmica de instituições de ensino do Brasil. Tudo começou com a celebração do convênio para cooperação no domínio acadêmico firmado entre a Famig e o Ipbeja, de Portugal, em outubro de 2012. Após a celebração do convênio, a Famig publicou Edital para seleção dos alunos para o programa de intercâmbio. O processo seletivo transcorreu até o fim com disputa acirrada entre os candidatos, sendo que a aluna Isabella de Aguiar Alves Natal, do curso de Administração, e o aluno Péterson Batista, do curso de Direito, obtiveram os dois primeiros lugares e, assim, preencheram as duas vagas ofertadas para o intercâmbio. De malas prontas, ambos os alunos viajaram rumo à Europa, tendo como destino final em Beja. Após toda recepção por parte do IPBeja, os alunos iniciaram os estudos matriculando-se em disciplinas aprovadas pelas coordenações de cursos da Famig. Isabella e Péterson tem alimentação (almoço e jantar), hospedagem completa (lavanderia, serviço de quarto, etc.) sem custo algum, pois tudo corre por conta da Famig, em razão do convênio celebrado com o IPBeja. Os alunos ficaram em Portugal seis meses, quando regressam para o Brasil trazendo na bagagem uma enorme experiência que marcará a vida profissional e acadêmica dos alunos da Famig. Além dos estudos desenvolvidos no IPBeja, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos principais países e cidades europeias, o que torna o intercâmbio ainda mais proveitoso.

Convênios em instituições públicas e privadas para estágio

A IES promove a intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, o que é levado a efeito mediante a celebração e a manutenção de convênios com instituições públicas ou privadas.


[1] Lei 12764, de 27/12/12

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