3295-4004
famig@famig.edu.br

Ciências Contábeis – Perfil do Egresso

O curso de graduação em Ciências Contábeis busca formar um profissional diferenciado, com o desenvolvimento de uma série de competências fundamentais para atuar de forma empreendedora. O respectivo curso proporciona a preparação do aluno para atuação em diversas áreas empresariais (fiscal, custos, financeira, controladoria, contabilidade pública e gerencial, perícia contábil, magistério superior, auditoria, consultoria e contabilidade internacional) além da atuação como gestor do seu próprio negócio em caráter empreendedor e em atividades de pesquisas científicas.

O profissional de Ciências Contábeis deve ser fundamentalmente um agente de transformação na sociedade, seja como dono de negócio, seja como gestor de empresa (aquilo que o mercado de trabalho tem buscado nos gestores da atualidade). Assim, ele deve ter capacidade de vislumbrar novas oportunidades e avaliar os riscos envolvidos, para tomar decisões criativas e realistas. O contador precisa desenvolver atitudes de liderança, capacidade de negociação e comunicação no dia a  dia  profissional,  além  de  profundo  senso  ético  e  de responsabilidade social. Além disso, deve ter gestão e visão do negócio da empresa, para tomada de decisão, planejamento tributário e projetos de redução de custos.

Desta forma, os profissionais graduados pela FAMIG, deverão ser empreendedores, gestores e controladores de negócios privados e públicos, visando obter os  melhores resultados em qualidade, produtividade e lucratividade das empresas e organizações, dentro de uma visão global e diversificada no sentido de atender às necessidades e oportunidades do mercado local de trabalho, que tem seu foco em novos empreendimentos e na prestação de serviços.

Os profissionais deverão dominar conhecimentos da área de Ciências Contábeis, demonstrando capacidade de desenvolver o raciocínio matemático, compreensão do contexto social, político e cultural a fim de que possam estabelecer uma dinâmica eficiente de atuação, análise, crítica, decisão e promoção da qualidade do trabalho em equipe.