O Sistema Nacional de Ensino, tem como atribuições coordenar os processos de avaliação internos da instituição, estimular a cultura da auto avaliação institucional, sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo maior da constante melhoria das deficiências e do fortalecimento das potencialidades da IES. Em função disto, foi instituída a Comissão Própria de Avaliação (CPA) .
A Faculdade Minas Gerais instituiu esta comissão com a finalidade de aprimorar-se em todos os sentidos.
A CPA da Faculdade iniciou os trabalhos do novo ciclo avaliativo em 2015. A Autoavaliação e Feita de Forma continua deste então.
Os relatórios desenvolvidos após cada avaliação contempla análises, propostas, metas e objetivos a serem alcançados pela Instituição. Como se trata de relatório integral, ele engloba as informações e ações desenvolvidas pela CPA no ano, bem como discute o conteúdo relativo desse ano, explicitando uma análise global em relação ao PDI e a todos os eixos do instrumento, de acordo com as atividades acadêmicas e de gestão. Em coerência com o plano de ações de melhoria à IES.
As ações a serem consideradas para elaboração dos relatórios são: análise documental; análise de organograma, de regulamentos internos e de outros instrumentos normativos da IES; atualização dos instrumentos de auto avaliação; sensibilização da comunidade acadêmica para iniciar ao novo ciclo avaliativo por meio de seminários e reuniões com os diversos setores da Faculdade; aplicação dos questionários à comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos-administrativos); verificação dos recursos de informação instalados e disponibilizados para a comunidade acadêmica; divulgação interna das etapas do processo de avaliação já realizado e de seus resultados; levantamento de dados das avaliações anteriores que foram incorporados ao planejamento institucional; levantamento de dados na secretaria; levantamento das formas de participação efetiva dos estudantes e professores em eventos internos e externos. A IES, em todos os seus segmentos participam em pé de igualdade no processo respondendo a questionários, participando de entrevistas, analisando os aspectos positivos e negativos dos cursos, discutindo em grupo as debilidades e fortalezas da Faculdade, também dando sugestões que provoquem a melhoria da sua qualidade. Assim, a Avaliação Institucional na FAMIG consiste em um processo permanente de elaboração de conhecimentos e de intervenção prática, que permitirá retroalimentar as mais diversas atividades da Faculdade, durante todo o seu desenvolvimento.
Relatório Avaliação Institucional 2008
Relatório Avaliação Institucional 2009
Relatório Avaliação Institucional 2010
Relatório Avaliação Institucional 2011
Relatório Avaliação Institucional 2012
Relatório Avaliação Institucional 2013
Relatório Avaliação Institucional 2014
Relatório Avaliação Institucional 2015
Relatório Avaliação Institucional 2016