3295-4004
famig@famig.edu.br

Iniciação Científica

A CESMIG – Centro Superior de Ensino Minas Gerais, entidade mantenedora, por meio de suas mantidas, busca cumprir seu compromisso com as três dimensões do ensino, pesquisa e extensão, tanto internamente como em relação à sociedade. Acreditando que essas dimensões devem ser indissociáveis e equilibradas para alcançar nossos objetivos de formação.

Núcleo de Iniciação Científica - NUIC

O Núcleo de Iniciação Científica e Extensão – NUIC foi criado para estimular a Iniciação Científica entre os discentes e docentes que compõem o corpo estrutural da instituição, bem como contribuir para produção do conhecimento científico.

Regulamento da Iniciação Científica

Documentos do Núcleo de Iniciação Científica - NUIC

O Programa de Iniciação Científica obedece os seguintes princípios:

  • Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária;
  • Universalidade do conhecimento;
  • Interdisciplinaridade;
  • Formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento educacional, nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-cultural;
  • Compromisso com ensino de qualidade;
  • Preservação e difusão de valores éticos e de liberdade, igualdade e democracia;
  • Democratização da educação no que concerne à gestão e à socialização de seus benefícios.
Programa e Linhas de Pesquisa da Iniciação Cientifica

Ações relativas à pesquisa (iniciação científica)

  • Projeto de iniciação científica, a depender do curso, por meio do trabalho interdisciplinar;
  • Incentivo à publicação em revistas externas e apresentação de trabalhos em congressos;
  • Publicação nas revistas disponíveis no nosso portal de periódicos;
  • Fomento à pesquisa orientada por docentes;
  • Fomento à pesquisa havida por demanda espontânea;
  • Manutenção de programa de intercâmbio internacional voltado para o ensino e pesquisa.

Manuais para Auxílio na Produção Científica

Manual de Normas da ABNT

Manual de Normas da ABNT - Artigos

Livros para Auxílio na Produção Científica

Descomplicando o Projeto de Pesquisa

Manual para Normalização de Artigos

Modelos (Templates) para Auxílio na Produção Científica

Modelo de Artigo
Modelo de Monografia

Portal de Periódicos

A Faculdade Minas Gerais possui um portal de periódicos que abarca revistas científicas, no qual aceita submissões em fluxo contínuo, ao longo de todo o ano, tendo como autores alunos e professores da Feamig/Famig, bem como pesquisadores de outras instituições.

LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas (ISSN 2317-5621)

A LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas é editada pela biblioteca semestralmente e ao inaugurar, em 2010, um espaço de discussão rico e variado, permite aos leitores acesso aos mais diversos pensamentos no âmbito de sua linha editorial. É, desta forma, uma respeitável voz de Minas ao ecoar nos horizontes uma produção científica de qualidade, que desperta o interesse dos seus interlocutores. A LIBERTAS oferece aos acadêmicos a oportunidade de expor a produção intelectual ao debate.

Acesse aqui.

LIBERTAS DIREITO (ISSN 2764-7595) 

A LIBERTAS DIREITO, editada pela biblioteca semestralmente, nasceu da necessidade de segmentação e, principalmente, da especialização dos assuntos levados ao debate acadêmicos e publicados, por meio de sua “mater”, qual seja: LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas. Continuando com a vocação de sua “mater”, a LIBERTAS DIREITO é, também, uma respeitável voz de Minas ao ecoar nos horizontes uma produção científica de qualidade, que desperta o interesse dos seus interlocutores. A LIBERTAS DIREITO oferece a toda sociedade acadêmica, interna e externa, a oportunidade de expor a produção intelectual, específica do Direito, ao debate.

Acesse aqui.

LIBERTAS ODONTONTOLOGIA (ISSN 2965-1239)

LIBERTAS ODONTONLOGIA, publicação de periodicidade semestral mantida pela Faculdade Minas Gerais (Famig), ao inaugurar um espaço de discussão rico e variado na área da saúde bucal, permite aos leitores acesso aos mais diversos pensamentos no âmbito de sua linha editorial. A LIBERTAS ODONTO oferece aos acadêmicos, docentes e pesquisadores a oportunidade de expor a produção intelectual ao debate.

Acesse aqui.

INTRÉPIDO: Iniciação Científica (ISSN 2764-815X)

A Intrépido: Iniciação Científica, editada pela biblioteca semestralmente, consiste em ser uma revista multidisciplinar e interdisciplinar, que sirva, como mais um periódico para publicação, fomentando e corroborando coma a produção, robusta, da iniciação científica, de toda a comunidade acadêmica da Famig. Todos os alunos da Faculdade Minas Gerais de todos os cursos poderão publicar os resultados da iniciação científica por meio de artigos, resenhas, pareceres, ensaios, dentre outros.

Acesse aqui.

PARAMÉTRICA (ISSN 2965-1131)

A Revista Paramétrica apresenta amplo foco e escopo, ao aceitar submissões inéditas em Engenharias, Arquitetura, Administração e Tecnologias resultantes de pesquisas desenvolvidas por discentes e docentes da FAMIG e das demais instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil.

Acesse aqui.

Links

Instituições de Fomento

Logo da Capes, alguns circulos azuis com um circulo verde no centro, escrito capes na parte de baixo
Logo da CNPQ, azul com uma figura representando um rosto de perfil.
logo com listas coloridas na vertical e escrito periodicos em branco no meio