3295-4004
famig@famig.edu.br

Instalações

São 20 salas de aulas, equipadas com cadeiras estofadas e ar condicionado. São ambientes arejados e bem iluminados. Os equipamentos de data show ficam disponíveis, mediante requisição, e as salas maiores têm caixa de som e microfone instalados. Existem, também, microfones disponíveis para serem instalados em qualquer sala mediante requisição.

Acesso dos alunos aos equipamentos de informática

O laboratório utilizado nos cursos e possuem infraestrutura adequada, permitindo o oferecimento de serviços aos seus usuários, tendo presente a proposta pedagógica do curso. O laboratório está à disposição de professores e alunos nas diversas disciplinas, promovendo o desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino em sintonia com os avanços tecnológicos. O laboratório, também esta à disposição dos alunos, para a realização de atividades fora do horário de aulas.

Em caso de identificação de deficiências, a Instituição atualiza os equipamentos disponíveis para que possa garantir o número e o modelo das máquinas às exigências dos cursos, às necessidades das disciplinas e às solicitações de professores e estudantes, além da aquisição de novas versões de sistemas operacionais, visando à melhoria do ensino das disciplinas do currículo.

A atualização dos equipamentos é feita a cada dois anos, ou tempo inferior, se necessário, por meio de upgrade. A atualização consiste na troca de um ou mais componentes do computador por componentes de melhor performance.

A utilização da Internet é gratuita e ilimitada para professores e para estudantes da Faculdade.

A manutenção dos equipamentos do Laboratório e material de apoio é realizada por técnicos responsáveis da própria Instituição e também por técnicos contratados por meio de convênio com empresas da região. A manutenção externa é realizada, regularmente, duas vezes ao ano, sempre que se fizer necessário.

Os procedimentos de manutenção são divididos em 3 grupos: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção de emergência. Os procedimentos de manutenção incluem as atividades de:

  • Substituição de peças ainda em condições de uso ou funcionamento cujo tempo de uso esteja próximo ao final do tempo de vida útil;
  • Reformas de instalações e equipamentos, de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho;
  • Reformas necessárias à implementação de novas atividades;
  • Reformas necessárias para a ampliação e/ou aumento da capacidade das atividades já existentes;
  • Consertos e reformas necessárias após a ocorrência de acidentes e/ou incidentes;
  • Reformas que atendem a minimização e/ou eliminação de riscos de acidentes de alta ou altíssima probabilidade.

O número de equipamentos existentes no Laboratório de Informática da instituição é suficiente para o funcionamento dos cursos. A Instituição, em virtude dos cursos previstos para os próximos anos, elaborará projeto de expansão dos equipamentos, visando sempre à melhoria no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, com a proporcionalidade de 25 alunos por terminal.

O funcionamento de uma Instituição pressupõe a disponibilidade desses recursos tecnológicos e a presença de operadores capazes de propiciar uma gestão eficiente dos mesmos e de ensinar como utilizá-los. Ademais, os recursos tecnológicos devem funcionar, também, como vias de integração da comunidade acadêmica, mediante atividades complementares, extensionistas e de serviços, de caráter interdisciplinar, inclusive como forma de conhecer melhor o mercado de trabalho.