Comissão de Promoção da Cultura

A Comissão de Promoção da Cultura (CPC) é responsável por articular e coordenar atividades artístico-culturais da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica. A metodologia de trabalho adotada consiste em estabelecer parcerias com artistas e instituições de Belo Horizonte para facilitar o acesso a ações culturais por parte dos alunos da Faculdade Minas Gerais (Famig), seu corpo docente e técnicos-administrativos.

ESTANTE SOLIDÁRIA

16/08/2022

LEGISLAÇÕES ANTERIORES

ago/2022

Dia internacional da mulher

08/03/2021

semana da consciência negra

De 16/11/2020 a 20/11/2020

NEGRAS CONSCIÊNCIAS

25/11/2019

Sexo: a ideia fixa da humanidade

27/09/2019

I Mostra de Fotografias

21/09/2019

I Mostra de Artes Plásticas

12/08/2019

Objetivo

Promover a participação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos da Famig em atividades culturais como exposições de artes visuais, teatro, apresentações musicais e outras formas de manifestações culturais.

Metodologia de trabalho

Artistas de Belo Horizonte que possuem ou não vínculo institucional com a Famig podem ter seus trabalhos divulgados e/ou expostos nos espaços oferecidos pela instituição.

A CPC busca parcerias para o desenvolvimento de todas as atividades que realiza, de forma a minimizar os custos para a instituição. A CPC prioriza o trabalho desenvolvido por artistas de Belo Horizonte, abrindo espaço para artistas iniciantes exporem seus respectivos trabalhos.

Para que a ação cultural seja realizada, o artista que deseja expor o seu trabalho deve entrar em contato com a CPC, formalizar o interesse em expor seu trabalho, e enviar uma amostra de material para ser avaliada pela comissão. Os membros da CPC avaliam a proposta e votam a favor ou contra receber o projeto do artista, de acordo com a pertinência e relevância do trabalho em relação às atividades-fim da Famig.

A avaliação é guiada por cinco perguntas, cujas respostas devem ser sim ou não e contabilizadas ao final. Só é considerado aprovado o projeto que recebe no mínimo três votos positivos. Ao final, só é considerado aprovado se houver parecer positivo da maioria dos membros da comissão.

O processo reverso também acontece: caso algum membro da CPC conheça o trabalho de algum artista, a comissão entra em contato com o mesmo e manifesta o interesse em desenvolver alguma ação junto ao artista.

Em ambos os casos, o artista deve assinar um termo de responsabilidade que resguarda a instituição de possíveis danos às obras, o que formaliza a parceria. A Famig não aplica qualquer taxação aos artistas pelo uso do espaço ou a eventuais danos patrimoniais decorrentes das atividades do projeto, o que facilita a divulgação e promoção de artistas iniciantes na cena belo horizontina ou artistas que são alunos da instituição.

Após a autorização da proposta, essa se torna um projeto com tempo determinado pela CPC. Em caso de exposições realizadas no campus da Famig e que necessitam de instalação, os membros da CPC, orientados pelo presidente, são responsáveis pela montagem e desmontagem; no caso de atividades realizadas em espaço externo à instituição, cabe aos membros da CPC divulgar a atividade para a comunidade acadêmica e oferecer suporte, tirando dúvidas e fornecendo informações detalhadas sobre o projeto.