3295-4004
famig@famig.edu.br

Direito – Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios a serem integralizados ao longo do curso. Estas possibilitam o reconhecimento por avaliação de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora da esfera escolar, hipóteses em que o aluno alarga o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso. Orientam-se, desta maneira, a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica; sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais, temas relativos à Educação das Relações Étnico-raciais, História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, Direitos Humanos, Educação Ambiental e Sustentabilidade e Tecnologia.

Nesse sentido, as Atividades Complementares incluem em sua regulamentação uma gama de atividades enriquecedoras que podem ter a convalidação solicitada pelo discente, que pode optar tanto por atividades no âmbito da IES quanto externas.

As atividades complementares poderão ter o início de sua integralização já a partir do 1º período, e ficarão sob responsabilidade da Coordenação do Curso.

Portanto, atividade Complementar é toda aquela que propicia, para além do currículo pleno, conhecimento relevante para o processo ensino-aprendizagem, observadas as normas deste curso, e respeitadas as diretrizes de interdisciplinaridade e flexibilidade.

Deste modo, são consideradas ACG’s para o Curso de Direito da FAMIG, dentre outras, as seguintes atividades: Iniciação à Docência (monitoria); Visitas Técnicas; Simulado Enade; Participação em Semana Acadêmica; Participação em Eventos; Grupo de Estudos; Aprendizagem à distância; Disciplina Eletiva; Integração com a Pós-Graduação; Iniciação Científica; Cursos de Extensão; Cursos de Língua estrangeira; Artigo publicado; Apresentação de trabalho em evento científico; Participação em concurso de monografias/ TCC; Atividades vinculadas às questões étnico-raciais, de proteção ao patrimônio histórico e de Direitos Humanos, dentre outras atividades pertinentes ao Regulamento do curso.