9 nov 2022

Famig promove 8ª edição da Ação de Responsabilidade Social

Com o objetivo de oferecer à população diversos serviços gratuitos e promover para os estudantes a oportunidade de praticar a futura profissão, a Faculdade de Minas Gerais organiza desde 2016 a Ação de Responsabilidade Social. Neste ano, as atividades vão acontecer entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro, na sede da instituição. Entre outras ações, haverá palestras, lançamento de livros e atendimento jurídico gratuito.

A abertura oficial da 8ª edição do evento acontece no dia 16 de novembro a partir das 19h, no auditório da Famig, com a palestra “A utilização das constelações sistêmicas no Judiciário”, ministrada pelo Dr. Clayton Rosa de Resende, Juiz de Direito e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Belo Horizonte. Após a palestra, haverá o lançamento dos livros: Estado X Consumo, Entendendo os Direitos Humanos, Entendendo os Princípios Penais e As Tragédias de Mariana e Brumadinho: Danos Existenciais e Responsabilidade Civil, com participação de professores e alunos da instituição.

Realizada semestralmente, a Ação de Responsabilidade Social mobiliza alunos de vários cursos, que têm oportunidade de atuar nas suas áreas profissionais por meio de atividades extensionistas, ao mesmo tempo que promovem atendimento necessário ao público presente.

A Coordenadora do Núcleo de Práticas e membro da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da FAMIG, Roberta Salvático, é uma das responsáveis pela atividade e ressalta a importância dessa ação tanto para os estudantes quanto para a comunidade. “Os cidadãos são beneficiados ao serem atendidos gratuitamente pelos estudantes com supervisão do corpo docente. Essa é uma forma de desenvolver junto à comunidade uma interação transformativa, através dos alunos, que colocam os ensinamentos aprendidos na Faculdade em prática, vivenciando casos reais e prestando um serviço de alta relevância social”.

Após dois anos sem desenvolver a ação de forma presencial, a Famig prevê auxiliar presencialmente cerca de 300 pessoas. “A comunidade pode acessar a faculdade e se beneficiar de todas as atividades que são oferecidas gratuitamente. De certa forma, a ação possibilita o exercício pleno da cidadania, tanto por parte dos alunos na devolução do conhecimento ao cidadão, quanto por parte da comunidade, que obtém acesso a serviços e direitos”, ressalta Roberta.

A Ação de Responsabilidade Social da Famig é totalmente gratuita e aberta ao público. Os interessados devem se inscrever pelo link https://forms.gle/TXSbfKMa6RCXfX746. A Famig está localizada na Avenida do Contorno, 10185, Bairro Prado, em Belo Horizonte.

Confira a programação completa:

16 de novembro, quinta-feira

19h às 20h40 – Palestra Constelações Familiares e o Direto de Família

Palestra sobre a utilização das constelações familiares junto às demandas judiciais

20h40 – Noite dos Autores: lançamento de livros que tiveram participação de alunos e professores

17 de novembro, sexta-feira

07h30 às 11h10 – Atendimento Jurídico

Atendimento de Consultoria Jurídica do tipo tira-dúvidas e orientação nas áreas cível, família, contratos e consumo.

9h30 às 11h10 – Painel BPC / LOAS

Esclarecimento de dúvidas acerca do BPC / LOAS (O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos)

19h às 22h20 – Atendimento Jurídico

19h às 20h40 – Painel BPC / LOAS

19h às 20h40 – Maquiagem

Curso de maquiagem ministrado por um de nossos alunos.

19h – Palestra A importância do controle interno nas organizações

A importância do controle interno nas organizações como Auditorias e Controladorias. Explicação dos benefícios da contratação do serviço.

19h – Palestra Tipos de empresa para abrir no Brasil e Tipos de regimes tributários

Palestra de orientação para gestores sobre tipos de empresa para abrir no Brasil e Tipos de regimes tributários

22 de novembro, terça-feira

19h às 20h40 – As Funcionalidades do Power BI para Gestão